Sobrevivendo aos Animes: MOB PSYCHO 100
- Joelso Franco
- 25 de out. de 2017
- 2 min de leitura
Do mesmo autor de One Punch Man você precisa conhecer Mob Psycho 100!
Exagero da minha parte? Nem tanto.

Se você gosta de animes, e mesmo que não tenha assistido, com certeza sabe do hype em volta do anime de One Punch Man. O público agora conhece o jeito meio absurdo (genial!) de contar histórias desse autor e com Mob Psycho 100 não é diferente.
Vamos a alguns comentários sem spoilers.
IMG !
Essa é a história de Shigeo Kageyama, mais conhecido como Mob, um garoto que possuí poderes paranormais e desde muito pequeno contem suas emoções para manter suas habilidades sob controle. Ao atingir 100% da sua capacidade emocional ele libera uma quantidade incrível e perigosa de poder sobrenatural.
Mob é um adolescente ingênuo e tímido, ele trabalha para um exorcista charlatão que usa os poderes do garoto para manter o disfarce e ganhar algum dinheiro com seus casos sobrenaturais. Mob é provavelmente o ser humano mais poderoso dentro da história, porém acredita que Arataka Reigen é o seu mestre paranormal, seguindo todas as regras e conselhos impostos pelo farsante.

Este é um anime de comédia e ação, porém ao longo dos 12 episódios eu notei alguns temas bem interessantes sobre bullying na adolescência, aceitar o diferente e amadurecimento.
Aí você pode me dizer: “Mas Naruto também é sobre amadurecer!”. É verdade, o velho arco do personagem principal que tem de enfrentar as dificuldades do mundo e provar que o importante é ser ele mesmo não é nenhuma novidade.
Mas na minha leitura Mob Psycho 100 é mais parecido com animações americanas do tipo Rick and Morty e BoJack Horseman, ou até mesmo o brasileiro Irmão do Jorel.

Todos usam uma animação “estranha e feia”, a comédia nonsense e uma linguagem escrachada e debochada. Tudo para falar de assuntos como depressão, ansiedade, bullying e tantos outros assuntos mais “sérios”, de um jeito mais bem humorado e sem perder atenção do público.
Mob é o adolescente que todos nós fomos um dia. Pessoas estranhas formando sua personalidade e tentando encaixar-se em grupos. Ao mesmo tempo em que lidávamos com emoções que não entendíamos. Por vezes, frente às novas sensações como o amor ou responsabilidades, explodíamos.

Os vilões nesse caso são as pessoas que não amadureceram ou não superaram situações do passado. Acreditam ser especiais de alguma forma, mas no geral não conseguem ser mais do que só aparentam.

Reigen é a vida adulta te dando choques de realidade. Mostrando que status ou habilidades especiais não te tornam melhor do que ninguém, nem mesmo sua vida é mais difícil que a dos outros.

O que pode te diferenciar das pessoas é a forma com que você enfrenta as dificuldades da vida. O personagem mostra de forma cômica e exagerada o quê é amadurecer.
Para mim, Mob Psycho 100 tem uma camada onde satiriza assuntos interessantes sobre comportamento dentro de uma estrutura de animes shonen.
Mesmo que eu exagere um pouco, não se preocupe, pois o anime de luta com piadas está lá! Esta é só uma abordagem que eu queria compartilhar. Dê uma chance e divirta-se, pois a criatividade e a qualidade na forma de contar histórias nesse anime é algo que não se encontra a todo o momento.
Comentários